quarta-feira, 25 de abril de 2012

meu bêbe ainda não faz muitas coisas...

Só pra deixar bem claro que eu amo meu bêbe do jeitinho que ele é e por mim jamais deixaria de ser bêbe,mas precisa infelizmente crescer né! é tão bom esse jeitinho de bebezinho que ele tem,tão gostoso essa dependência..nossa bom demais..estou registrando aqui só porque embora eu goste desse jeitinho eu também me preocupo....acho que toda mãe questiona se está normal né,mas nada de forçar a barra,estimulo do jeito que sempre fiz,além do mais ele é muito observador e inteligente...amo demais!
Sei que cada bêbe tem seu tempo,tem seu jeito,mas uma coisa está me preocupando muito..já até comentei aqui sobre isso mas achei que logo tudo mudaria,infelizmente as coisas não parecem evoluir...
quando falo sobre isso o que ouço sempre é que bêbes tem seu tempo e que é melhor do jeito que está do que ele andando ou engatinhando assim não terei mais sossego,só que as pessoas não entendem ou fazem quastão de não entender é o fato que meu bêbe  não tem nenhum problema neurologico ou motor que não consiga se locomover e que bêbes embora tenham seu tempo a sociedade cobra que sejam todos iguais...e nem vem dizer que não! sabe algumas semanas atrás tivemos um almoço na casa da sogra com alguns amigos e familiares,cauan tinha acabado de completar 8 mêses e o que se esperavam dele era que estivesse engatinhando,mas na ocasião ele ainda nem sentava sozinho,lá estava presente duas fisioterapeutas e uma enfermeira e elas nem se importaram com o que eu estava sentindo no momento só conseguiam falar que ele estava bastante atrasado e sem minha permissão o pegaram e fizeram alguns testes,claro que gostei dos testes,pois provou que ele não tem  problema motor,depois uma delas me chamou em um canto e se desculpou tentando me fazer ficar calma dizendo que era normal e também era normal a minha preocupação afinal ele já deveria estar quase andando, sei que ele é gordinho o que prejudica mas também não posso me apegar a isso até porque conheço outros bebes gordinhos(a) que são mais novos e que já sentam a muito mais tempo e já se firmam em pé,é claro que agora ele já senta firme sem apoio sem cair e tenta se jogar pra frente querendo pegar as coisas que estão longe,mas ele não vira posso deixa-lo tranquilamente na cama que ele vai ficar quietinho do mesmo jeito que deixei e se tiver travesseiros e almofada então é que ele não sai do lugar,não confio mas tem sido assim,é claro que ele vira de barriga pra baixo mas não consegue virar de volta e logo chora querendo ajuda,mas sei que ele se esforça,eu sempre coloco o bico longe pra ele buscar e ele fica tentando por tudo sair do lugar se arrastando consegue bem pouco e logo se irrita por não conseguir,mas ele mesmo aprendeu a jogar o bico longe pra ele buscar kkkkk piada né mas ele faz isso,depois chora porque não conseguiu!
ele ainda não tenta ficar de pé,não bate palmas e nem da tchau,já deu os bracinhos algumas poucas vezes e só pra mim,ele manda beijo só com a boca do jeito que eu faço para o Riann,brinca de se esconder quando alguem aparece pra vê-lo e da muita gargalhada quando alguem ri perto dele,até parece que entendeu o motivo,mas o que ele gosta é de ficar sentadinho observando as coisas,conversa muito e já solta alguns sons com sentido como: nênem,ai,dá ei...,ouvi umas duas vezes um mã e um ba(pai) e um ia(em referencia ao riann),ele fica super feliz quando pego a correntinha da chupeta kkkk sabe aqueles cachorrinhos que vc pega a coleira e ele se alegra,pois é assim ele fica ,porque sabe que vamos sair,já que eu só coloco para sair mesmo,ele chora quando ver um prato acha que é comida e quer,ele odeia quando alguem grita,espirra ou tosse perto dele,teve até uma vez que a senhora que vem fazer minhas unhas estava com aquela tosse alergica e ele chorava sentido olhando pra ela cada vez que ela tossia e ela super sem graça e eu mais ainda porque ela não parava de tossir e ele não parava de chorar eu tive que pegar no colo e cabei borrando todo o esmalte kkkk,se espirrar então ele tem medo,vai entender,ele não gosta de grito mas sabe gritar como ninguém,alto e fino.
bom é isso Cauan ainda não sabe muitas coisas mas ele é curioso gosta de observar tudo...esses dias fomos em uma loja de brinquedos e não achei nada para ele já que não é fã de certas coisas ele gosta é de novidade então logo enjoa do brinquedo e não quer mais nem pegar,outros que tinha lá para bebes de 6 mêses que já se movimenta pela casa e consegue colocar peças encaixar e ele ainda não faz\ esse tipo de coisas,até comprei um que estimula peças para encaixar que diz ser para bêbes  apartir de  6 meses mas ele não dá a minima,tudo o que mostramos na loja ele não gostou de nada nada chamou a a tenção dele então voltamos pra casa meio que tristes e preocupados,o pediatra diz se normal porque ele é prematuro mas já até perdi a confiança nele por alguns motivos que não vem ao caso nesse post.
vou procurar outro e ai vamos ver como fica....
bom ainda sobre as coisas que cauan não faz..ele não gosta de TV,nem adianta,patati patata,e esses outros que as mães colocam para seus bebes,ele gosta é de abertura de novela especialmente a das 6(amor eterno amor) nessa hora se ele tiver chorando ele para no hora sem exagero,ele nem pisca mas é só acabar que ele volta a não olhar para a Tv.
ele gosta é de comer e de atenção o resto nem chama a atenção dele.
fico preocupada quando vejo bêbes com 6 mêses ficando em pé,dando tchau .... e embora eu faça tudo para que ele aprenda essas coisas ele não se importa com que eu e as pessoas acham,e ao mesmo tempo que ele gosta de novidade um brinquedo com muitas funções e cores não o faz brilhar os olhinhos e nem vôntade de chegar perto ele tem,mas um papel ele faz muita força pra chegar até ele só para rasgar.
posso estar preocupada a tóa mas não é a tóa que isso tudo surgiu dentro de mim,não gosto de comparar mas tenho referencia do que é ter um bêbe fazendo bagunça pela casa e tentando se superar,não que ele não tente...
será que estou certa em me preocupar? deixo bem claro que não estou forçando nada e não é por isso que vou dexar de ama-lo,nunca ele é muito bebezinho embora já tenha oito mêses as vezes parece que tem menos,a prova disso é o tanto que está sofrendo com o quase nascimento dos dentinhos,pois ele ainda não tem nenhum kkk acho lindo meu banguelinha...
bom é isso espero que no proximo post as coisas tenham evoluido.

16 comentários:

Anônimo disse...

Olá Nanda, meu nome é Jane, sou fisio e tenho um bebê de 5 meses. Entendo suas preocupações, mas acho q são exageradas, pois seu bebê sendo prematuro não tem quase nada de atraso motor, engatinhar é por volta dos 9 meses, calma, ele só tem 8.... bater palmas eh por volta de 1 ano..... pelo menos foi assim q eu aprendi... Ele deve ser mais observador do q mexiriqueiro.... respeite a individualidade dele... só dê amor, eh oq ele mais precisa.... um abraço... Jane

nanda disse...

oi Jane obrigada...realmente pode ser exagero,mas as vezes sou muito cobrada nesse ponto é claro que sempre das pessoas proximas,não tenho culpa se a maioria dos bebes com seis mêses já engatinham,batem palmas e dão tchau...prodigio né..mas conheço alguns assim e que se espantam por meu pequeno ainda não fazer suas artes,eu amo ele do jeitinho que é,quis registrar aqui somente porque sei que daqui uns dias tudo isso vai mudar,pois criança observadora sempre nos surpreende...fico preocupada sim,mas confio que esta tudo bem e que ele esta normal....e vc me falando assim que está td bem fico mais calma...sempre que puder apareça pra me visitar,bjs

CECYLIA - BLOG PERDI MEU BEBE disse...

Oi Nanda a Débora começou a andar primeiro, e só foi engatinhar depois, isto ela já estava com 10 meses. Cada criança tem realmente o seu tempo. Você só deve se preocupar depois de 1 ano, mas na dúvida consulte sempre
o seu pediatra, se ele achar necessário vai encaminhar o Cauã para um especialista. Você está certíssima, como mãe temos que estar sempre alertas.
Um grande beijo no coração.

nanda disse...

cecylia obrigada pelo carinho..realmente estou preocupada e vou consultar o pedi sobre tudo isso...a referência que tenho é do riann que engatinhou com 7 meses,sentou com 5 e aos 11 ja andava,mas é assim memso né ,espero que esteja td normal com ele,bjs obrigada pela visitinha estava com saudades.

Gleysa Lopes disse...

Amiga é bem isso que vc disse cada criança tem o seu tempo, o Heitor demorou para engatinhar acho que começou com 8 meses e meio, agora com 10 meses que ele fica de pe e vai andando segurando os moveis, agora que ele bate palminha, agora que ele abre os brancinhos...demora mesmo e a gente quer que eles sejam rapidos e a sociedade preciona tb eu sei como é, só pq tem crianças que se desenvolve rapido nao e por isso que eles tem q se desenvolver tb, olha so Heitor começou a nascer os dentes com 3 meses (eu juro) e enquanto isso o priminho dele que tem 11 meses só foi nascer o primeiro dente acho que com 10 meses!!! viu normal, nem liga pro povo e curte o seu filhote!!!
Ah! nao se preocupe eu sei como é tb estou atrasada em comentar em alguns bloguinhos mais vida de mae e corrido!!!

Bjs e bom feriado!!!

marsam disse...

Oi, nós mamaes somos assim mesmo.. eu sou muito ansiosa assim, a minha bebe vai fazer 5 meses e não fica virada de bruços ( não gosta, assim cai com a cabeça na cama)fico louca.. todo dia tento, e não leva a mao para pegar as coisas se coloco na frente dela ela segura e até poe na boca... gostaria de trocar informações sobre nossos bebes preguiçosos.. rsrs a pediatra me diz sempre a mesma coisa.. cada um tem seu tempo.. mas é difícil sabe..
bjs

nanda disse...

Marsam então mães são assim né mesmo? olha aparece para trocarmos informações ok.bjs
obrigada pela visita!volte sempre

Casal Apaixonado disse...

Oi Nanda ..
Acompanho sua história desde que publicou no blog da Cecylia a Vitória que teve com o Cauan .. e assim ..
Sou mamãe de um anjo, mas tb de uma pré adolescente que vai completar 11 anos rs ..ela foi gordinha desde que nasceu, e no começo eu pensava as mesmas coisas pois ela tinha dificuldade até para ficar de pé no nosso colo, ela passou a engatinhar depois quando fez 9 meses, lógico que antes disso me deu um baita susto pq como ela não saia do lugar ainda, me lembro que estava com ela no sofá, e aí fui buscar 1 copo de água na cozinha, praticamente eu só dei 4 passos longe dela e ela não só teve o impulso de vir atrás de mim como ficou em pé no sofá olhando pra mim esperando que eu a pegasse também quando me virei tomei um susto tão grande que com isso ela acabou se assustando e tendo seu primeiro tombão ! Rs Isso mesmo, então toma cuidado porque ele pode já estar prestes a criar força no impulso ..
É só pra você perceber que cada criança realmente tem seu tempo ..
Eu sofri a mesma coisa que você está passando agora, ela gordinha, os outros bebes por perto já faziam algumas coisas que ela não ..
Só te digo uma coisa, com o passar do tempo ela deu um baile na garotada, inclusive quando entrou para a Maternal ..
Então tente observar o tempo dele, com pequenos estímulos você vai ver que ele já pode muito !
Um grande abraço e beijo ..

nanda disse...

óla Gi obrigada pela visita...é as vezes eu tenho a impressão que ele vai se levantar e vim atras de mim,engatinhando sei lá..ele é muito observador,um fofo...preocupar a gente se preocupa mesmo né!?ainda mais com tanta gente falando e julgando..mas eu sei que todo bb tem seu tempo e seu jeito e embora esteja preocupaada as vezes eu tbém relaxo e curto muito meu bbzão.bjs e volte sempre!

Anônimo disse...

Oi Nanda! Não se preocupe, o pior é tudo SÃO AS COMPARAÇÕES!! Ooo q isso me mata de raiva, ainda mais qndo tem bebÊs na família! O meu tem nove meses e 14 dias, ele dá tchau bate palmas de mãozinhas abertas, fala tatai (papai) mamamãe, inha (que é uma cachorra da minha mãe q se chama belinha) e titia, dá passinhos, mas não engatinha nem rasteja com a bundinha, esses dias ele começou a se rastejar de ré rsrs. Cada bebê realmente tem sua hora, imagine que coisa chata, o meu faz muita coisa ao meu ver, e as pessoas ainda dizem q é atrasado q o filho de fulano faz isso e aquilo! A me poupe... Sempre digo, cada um com seu cada qual!!! Mas vá assim mesmo, eu andei com 8 meses, minha irmã com 1 e 2 meses! Viu? Cada um com seu cada qual! Beijos mãezinha, fique com Deus!!

Jaciara, mãezinha do João Gabriel!!

Lauri disse...

Oi Querida =)
Não se preocupe se ele não engatinhar.
Minha mãe me conta que eu nunca engatinhei, passei do "não andar" para o "andar", me apoiava nas coisas ficava de pé e ia com tudo!
UEHUehuEHUHEuHeuheuhh
Mas isso foi tarde, eu tinha uns 13 meses já.
Então não se preocupe, minha mãe diz q bebe que fala cedo (eu comecei a falar co 7 meses, eu era uma bola, vc a de convir que falar era muito mais facil que andar com todo aquele peso, eu nasci com 4.700, imagina quanto eu não pesava com 7 meses.)anda tarde. Então nem esquente =)

nanda disse...

oi Lauri! obrigada por sua visita e por suas palavras..algumas coisas me chateiam,mas cauan é um menino super inteligente e o fato de ainda não andar sozinho não muda em nada isso..claro que espero enfim que aconteça,mas sem muita cobrança cada bb tem seu tempo né!? e como vc mesma disse bb gordinho tem mais dificuldade.bjs e volte sempre!

Unknown disse...

minha filha ja vai completar 11 meses dia 3de setembro ela também não engatinha e não fica em pé também estou preucupada não sei se issoé normal mais ela é bem ativa bate palmas da tchau fala porém não fica em pé deve ser quase o mesmo caso que o teu né nanda

nanda disse...

oI Lidiane,tudo bem? olha realmente essas coisas nos preocupam muito,mas não podemos cobrar muito dele né!? cada bebê tem seu tempo,meu filho só andou com 1 ano e 4 meses,pense no meu desespero,mas como eu tinha certeza que não tinha nada errado com ele tive que esperar,dar muito amor e deixa-lo a vontade e na hora dele enfim tudo deu certo..agora falta falar...fala pouca coisa mas entendeu tudo..se preocupa não e não liga para os falatórios...deixa ela se sentir segura que tudo vai dar certo..depois volta para me contarcomo estão,bjs.

Anônimo disse...

Oi Nanda meu nome e Juliana a minha filha tem 8 meses ..completou hoje....Ela rola de um lado para o outro não posso deixar ela só se não ela cai..mais sempre deitada..quando coloco ela sentada ela fica..mais ela não se senta só e não se arrasta..taa mbém estou muito preocupada nem durmo anoite...e também sofro com as comparações principalmente pela família e muito ruim...também independente de qualquer coisa eu amo minha princesa!!!!beijos

nanda disse...

Oi Juliana seja bem vinda ao meu cantinho! olha realmente tem pessoas que são de uma maldade enorme elas comparam mesmo...mas fazer o que né!? se estamos fazendo nossa parte e estimulando nossos bebes,se sabemos que não tem problema algum com eles o negocio e entender que cada bebe tem seu tempo ,então não fica assim tão preocupada não converse com o pediatra dela,mas acredite que isso é mais comum do que imaginamos,sentar e andar exige muito dos nossos pequenos e então só posso te dizer continue dando todo amor possível carinho e segurança que logo logo ela vai sentar sozinha, continua deixado -a encostada brincando com ela sempre perto,forçar não adianta nada e durma tranquila pois sua parte você está fazendo ...depois volta para me contar como estão.forte abraço!