segunda-feira, 4 de abril de 2011

ERITEMA INECCIOSO




Meu filho acordou com umas manchas avermelhadas nas bochechas e pelo corpo todo,no rosto era mais concentrado,pensei logo que se tratava de uma alergia,ele não tinha febre nem dor,apenas uma coceira leve,levei ao médico e deram o diagnostico de alergia a qualquer coisa,sem fazer um exame nem nada receitaram um anti alérgico,compre e comecei a dar a médicação,no outro dia as manchas tinham aumentado muito o rosto estava todo vermelho,(bochechas) e o corpo também estava cheio,dessa vez resolvi levar no hospital publico aqui perto de casa,lá pediatria é rapido o atendimento não fiquei nem 10 min na fila e logo que entrei um médico bastante calmo e educado nos atendeu e ja deu logo o diagnostico de virose chamado ERITEMA INFECCIOSO,pra isso não tem medicação e o diagnostico é clínico,e como se trata de virose vai ficar uma semana sem ir à escola,pelo menos não é nada grave só preocupado de passar para o irmaozinho dentro da minha barriga,o médico disse que não tem risco ainda bem porque ele está um grude comigo passa o dia todo beijando minha barriga,é lindo demais. Bom espero que ajude a vocês mães afinal toda informação é sempre bem vinda.


ERITEMA INFECCIOSO
megaleritema, quinta doença.

O que é?
Doença infectocontagiosa, exantemática (que causa erupção na pele), eritematosa (manchas avermelhadas) e que atinge crianças de 2 a 14 anos. Como se desenvolve? Na sua forma clássica, o eritema tem o aspecto inicial de manchas avermelhadas, levemente elevadas (lembrando a asa de um morcego) e que tomam conta da bochecha (como se fosse uma face esbofeteada). Acomete, posteriormente, o tronco e os braços. As alterações cutâneas persistem por até três semanas, podendo voltar por estímulos variados como: sol, estresse e variação da temperatura ambiental. Geralmente não se acompanha de manifestações sistêmicas, sendo que alguns pacientes podem se queixar de dores musculares e nas articulações. O eritema infeccioso é causado por um vírus chamado parvovírus B-19. A transmissão se faz por via respiratória e na fase inicial da moléstia. O período de incubação dura de quatro a 14 dias e se estende desde o contato até o aparecimento dos sintomas.



Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é essencialmente baseado nos achados da história e no exame clínico do paciente. Tratamento e prevenção A doença é autolimitada e cura-se espontaneamente. Por isso raramente é necessário o uso de medicações.

Nenhum comentário: