sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

dicas para quem tem filhos com alergia alimentar

Alergia alimentar tem sido cada vez mais frequente em bebes e crianças,não se sabem ainda a causa mais  falam que a exposição precose da criança com certos alimentos podem ter influencia,no nosso caso cauan tomou ainda na maternidade leite nan e como ainda era prematuro reagiu ja na maternidade mesmo,mas só descobrimos com 20 dias depois,talvez até cedo já que o diagnostico de alergia se confunde a outras doenças ou coisas de bebe.

primeiros sinais de alergia:
apos as mamadas o bebe regurgita as vezes em jatos;
parece sentir incomodo o que muitas vezes se confunde com colicas;
sono agitado;
só sossega no peito o que se confunde com fome e muitas mães acabam dando complemento por achar que o leite não é suficiente,na verdade não sei se todos os casos são assim no meu caso sim porque o cauan tem refluxo e com azia ele queria mamar o tempo todo...dizendo os pediatras que o bebe que tem alergia pode ter refluxo o que é um agravante;
a respiração parece ser dificil,aparenta cansaço;
tosse,espirro e soluços frequentes;
bolinhas pelo corpo ou manchas vermelhas;
em ultimo caso fezes com muco e com sangue visivel.
Existe um ditado ou comentario quem as pessoas de idade dizem que criança que regugita muito é sinal que vão engordar,já ouviram dizer?pois bem nem sempre,na verdade não existe isso,mas não é porque seu filho esta regurgitando depois das mamadas que tem alergia,as vezes ele mamou mais que deveria e acaba colocando o excesso pra fora,normal,ou se acontece em casos isolados e o bebe não sente incomodo.
pra saber a diferença é so observar,apos as mamadas coloque seu bebe pra arrotar,colocou leite pra fora?foi pouco? ou em jato? sentiu incomodo,chorou depois? voc~e pereceu que ele arrota muitas vezes depois das mamadas?se sim pode ser refluxo,o alimento passa pelo esficter ainda não formado como deveria,meio aberto e algumas vezes retorna pelo esofago trazendo suco gastrico o que ocasiona a famosa azia,já sentiu aquela queimação/?se em adultos é ruim imagine em crianças?
primeiro descobrimos o refluxo dias depois a alergia,com o leite Nan A.R,para refluxo a coisa desandou..
Como proceder nesses casos?
muitas mulheres logo apos o parto decidem não comer nada de derivados do leite,nem carne,nem coisas que normalmente possa dar colica no bebe,legal!mas nem sempre acontece assim,muitas vezes a amamentação não flui bem,no hospital não tem tanta paciencia e logo que o bebe chora ja trazem o copinho com leite industrial,infelizmente colocam nossos filhos a merce de bacterias e alergias e só Deus para colocar a mão.
apos o diagnostico de alergia que muitas vezes é clinico,sendo bebe exames de sangue não são tão precisos,as vezes fazem de fezes pra detectar sangue oculto,se der positivo então algo realmente não esta bem,em todos os exames do cauan deu sangue oculto + e no exame de sangue deu alergia,e clinicamente as coisas ia de mal a pior...o medico me aconselhou a fazer dieta de derivados do leite e da soja,além de retirar frango e carne,é dificil? demais,ainda mais pra quem não tem costume nenhum de comer frutas e verduras,passar a comer assim do dia pra noite é quase impossivel,mas o que  não fazemos por nossos filhos né! até parar de respirar se preciso for!
depois que passei por tudo e meu leite secou então tivemos que partir para outros leites,ja até comentei aqui sobre cada um deles mas vou fazer um resumo:

APTAMIL PEPTI:o primeiro que eles nos indicam,para bebes com alergia alimentar,mas contem lactose,ou seja o açucar do leite,dizem que bebes não tem intoerancia a lactose e sim alergia,mas sempre que cauan tomou esse leite ele sempre ficou ruim,mal conseguia respirar.
PREGOMIN PEPTI: esse é praticamente a mesma coisa do aptamil,ambos são da danone e na embalagem ambos são praticamente identicos,a diferença que se questiona muito é o preço,aptamil custa em media 38,00 reais e o pregomin 85,00reais,eles parecem iguais mas o pregomin não tem lactose,essa é a diferença...cauan se adptou bem em alguns dias,mas depois começou a  vomitar e muito irritado.
NEOCATE: ultimo nesse quisito,o melhor! é a base de aminoacidos,para alergicos mesmo,ele é bem fininho,um pozinho de gosto amargo,mais amargo ainda é o preço em media 190,00 reias,é o que estamos usando agora e cauan melhorou consideralvemente.

ALIMENTAÇÃO:legumes e verduras,introduzindo um de cada vez,arroz,feijão(sem casca)observando sempre como reage a cada alimento oferecido por dois ou tres dias seguido.
não dar carne,nem frango,nem peixe.
frutas a vôntade,mas sempre observando
somos o termometro deles a cada alimento uma reação,anotamos se fez ou não algum efeito negativo
exames de feze são frequentes,muitas vezes tem sangue que não se consegue ver.

VASILHAS:panelas,pratos,copos,vasilhas de plastico,talher,mamadeiras...tudo tem que ser separado
ja leram algum ingrediente de algum produto? muitos deles falam assimCONTEM TRAÇOS DE LEITE.
o que seria isso?
bom todo alimento que passou por um equipamento que processa leite ou derivados,assim como vasilhas etc,tudo retem a proteina do leite ou da soja,ao seja sera como se o bebe entrar em contato com a proteina do mesmo jeito,mesmo ele não comendo nada que tenha leite..então muito importante separar tudo assim como esponja de lavar..aprendi as dura penas não acreidtava muito nisso e foi dificil me convencer.

PRODUTOS DE HIGIENE:lenço umedecido(ja comprei que continha leite nos ingredientes),creme contra assadura,fraldas(ainda não vi mais dizem que tem),e diversos outros produtos de limpeza e higiene do bebe.

COSMETICOS:esses são os que usamos,a maioria deles são absorvidos e acabam indo para o leite,então olho vivo,em desodorantes,creme de pele,condicionadores,batons,etc.
cuidado com creme de mãos que contem leite você pasa e pega no bebe e ai faz um mal.

NOSSOS ALIMENTOS:o cuidado é mesmo maior durante a amamnetação.porem quando se esta comendo algo que tenha leite,queijo etc,não se deve pegar no bebe antes de lavar as mãos,esse cuidado todas as pessoas devem ter.

MEDICAÇÕES:TODOS DEVEM SER BEM ANALISADOS POIS ALGUNS CONTEM LEITE NOS INGREDIENTES.
Bom de inicio é isso sempre observar,anotar cada alimento,medicamento usado e manter a calma sempre,saber que essas alergias geralmente passa com os anos,mas ter em mente que alergia pode ser coisa simples que se não cuidada pode sim levar a obito..é serio!

Um comentário:

Anônimo disse...

Blog tá muito bonito viu? Adorei ver a mudança...
Em se tratando de alergia você é entendida no assunto né Nanda? Com esse pequeno que sofreu tanto com isso e ainda sofre você acabou tendo que entender a força mesmo. Mas acho que daqui pra frente as coisas tendem a caminhar um pouco melhor. Ao menos você terá um pouquinho mais de forças já que pode lagar um pouco a dieta rigorosa quando amamentava o Cauã... o mais triste desta alergia é que não tem prazo pra terminar. O "é apenas esperar" é que nos desespera... Pedir muito a Deus pra que isso passe logo... Um beijo no coração e um cheirinho nesse bebezão zão zão...

Cheila