quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

meu filho mais velho


meu filho mais velho que já se comporta como um adulto a cada dia me deixa mais feliz.
em todos os anos escolares sempre tirou notas boas e a-do-ra estudar,agora ficou comum ter seu nome estampado nos  murais de aluno destaque,notas 9 e 10 em praticamente todas as matérias,sempre ouço elogios dos professores e em todas as reuniões sempre ouço que ele é amigo,estudioso,companheiro,dedicado,comportado,aprende rápido as coisas e sempre termina as atividades primeiro sem quase nunca ter duvidas ou dificuldades,além de ser super carinhoso com colegas e professores.sempre saio de la com a bola cheia,que mãe não gosta de saber que seu filho é destaque e não trás problemas?
Bom em casa é praticamente do mesmo jeito,ele assiste seus seriados,desenhos,faz seu dever de casa sem eu precisar ficar cobrando,toma banho só os dentes que tenho que ficar em cima senão não escova,falando em dentes ele começou a usar aparelho mês passado,foi tudo rápido e bem aceito por ele,só machucou nos 2 primeiros dias e depois nada.que bom!geralmente ele é calminho,alegre e adora atenção,mas tem vezes que prefere ficar sozinho e não gosta muito de comentar sobre seu dia,outras vezes já vem correndo e exige atenção para contar seu dia inteiro com detalhes,tem medo de bichos,de elevador,avião,como toda criança da um trabalho danado para se alimentar,prefere biscoito recheado e salgadinhos e eu fico na luta todos os dias pra que ele coma frutas e verduras,algumas vezes sou recompensada,assim como quando precisamos usar o elevador e eu tenho que ser bem segura e ter paciência,agora ele até que superou mais o medo.,mas tenho tantas historias kkkk.
Meu filho é único assim como qualquer criança;ama o irmão e sempre me perguntam se ele tem ciumes e sabe qual é a resposta?!
não ele não tem!pra falar a verdade ele sentiu ciumes uma vez quando o cauan ainda estava na minha barriga,foi no dia que sai para fazer o enxoval,compra tudo para meu pequeno que já estava querendo nascer,fui em lugares onde só tinha coisas de bebe e la me esqueci de tudo focando apenas no meu pequeno dentro da barriga e foi ali imaginando como ele seria,tamanho e o que combinava com ele sem nunca o ter visto que percebi o ciume chegando em forma de agressividade e duvidas,o Riann deu uma de bebe é queria porque queria roupas pra ele também e não entendia que ali não era lugar,não tinha nada que servisse nele e foi ali que eu sai um pouco da loja e sentei com ele em um banquinho e olhando firme em seus olhos de criança que falei:
filho estou comprando as coisas do seu irmão porque ele esta perto de chegar e ainda não tem nada e imagina se ele nasce e não tem roupas? sabia que quando você estava dentro da minha barriga eu também sai um dia para comprar suas coisas assim como estou fazendo hoje e tudo que eu estou fazendo e planejando também foi feito para você quando ainda nem tinha nascido,então precisamos fazer o mesmo para o Cauan,não precisa ficar assim triste e com ciume a mamãe ama você como sempre amou e nada vai mudar,só que eu vou precisar me dedicar um pouquinho mais ao bebe porque ele ainda não entende certas coisas,assim como fiz com você quando você nasceu!então vamos ajudar a comprar as coisas do nenen e depois vamos em uma loja só de pré adolescente para você escolher uma roupa bem bonita.
e pronto! ele entendeu e nunca mais tive problemas...agora é ele quem  cobra da gente pra dar atenção ao irmão que ainda é bebe,quando o Cauan chora ele laga tudo até mesmo o video game só pra socorrer o irmão de imediato,e nas horas que preciso fazer almoço é ele quem me ajuda intertendo o irmão,conversando e brincando,quando vai  pra escola já sai com saudades e não vê a hora de voltar ...ele é meu cumplice,meu amigo,meu ajudante,meu filho,minha vida!
porque amor de mãe não tem limites.

Um comentário:

Anônimo disse...

Coisa mais linda de se ler... Poxa Nanda, que benção Deus te deu né? Este filhão amigo que acabou de descrever aí. Achei muito legal sobre a parte que fala do ciúmes, ler que ele não tem... me fez lembrar da minha irmã. É tudo mais ou menos parecido. Meu sobrinho mais velho tem 08 anos e o bebê está com 8 meses agora. Desde a barriga minha irmã uniu os dois sabe? Conversou com o maior a respeito da ajuda que precisaria. Lembro como se fosse hoje: - Matheus, a mamãe vai precisar de você... o que seria de mim se você não estivesse do meu lado? O Miguel vai precisar da sua atenção e da minha... de nós dois juntos tá?
E foi assim, saindo com ele pra comprar as coisas e nunca deixando de dar atenção. O ciúme veio também uma vez só e foi resolvido com uma conversa... acalmar o mais velho não quer dizer mimar... isso é normal... sentir insegurança e perda de território faz parte, errada é a mãe que grita e xinga porque vê que o primeiro está com ciúmes. Acho que todo conflito entre irmãos começa nessa época e se você não souber lidar gera realmente uma grande insegurança e tristeza na vida da criança. Mas to feliz Nanda, muito feliz mesmo... Que Deus continue abençoando sua família e que o Riann continue assim, calmo, interessado, focado... Um futuro promissor o aguarda! Um graaande abraço.

Cheila