terça-feira, 18 de outubro de 2011

amamentação exclusiva ou complementar???


Confesso que por vezes eu achava que essa historia de pouco leite ou que o leite era fraco para o bebe era apenas uma desculpa de muitas mulheres,na minha primeira gestação tive muito leite fazendo que com isso meu primogénito mamasse por longos seis meses exclusivamente no peito,agora nessa terceira gestação tive também muito leite tanto que cheguei a doar uns 8 vidros para o banco de leite e não doei mais por falta de tempo,pois exige muita dedicação e ambiente totalmente sossegado,como o Cauan não dorme mais como antes fica impossível eu parar tudo pra fazer ordenha,mas isso não vem ao caso agora..o fato é que a pergunta que todos sempre nos fazem depois que ganhamos um bebe é sempre a mesma:
você tem muito leite? achando assim que se a resposta for positiva não terá problemas na amamentação e nem precisara recorrer a outro tipo de  leite,assim eu também pensava,não fosse pelo fato de meu bebe ter nascido antes do tempo com 36 semanas e ter ficado no berçário por mais de 7 horas após o nascimento recebendo oxigénio e sendo oferecido leite nan ao invés de leite materno,pesquisando e tirando a duvida com o medico me foi falado que nas maternidades particulares não tem banco de leite e por isso não são oferecidos leite materno aos bebes,sendo assim começou  a minha saga antes mesmo de eu imaginar,leite nan e leite de vaca e mesmo eu chegando em casa ter deixado ele apenas no peito já tinha desandado tudo,parece que eu tava adivinhando pois como eu briguei na maternidade quando fiquei sabendo do  leite,mas recebia como resposta que meu leite ainda não tinha descido pra fazer ordenha e não podia deixa-lo com fome..dias se passaram e o refluxo começou e sem saber o medico receitou leite nan a.r,anti refluxo,o que não imaginávamos que ele seria alérgico e em poucos dias começou a apresentar os sintomas,sendo eles:cólicas,vómitos,manchas vermelhas pelo corpo,tosse,espirro exagerado,nariz congestionado e sangue nas fezes,sendo tudo analisado deu se o diagnóstico de alergia a proteína de derivados e leite de vaca,tínhamos duas saídas ele ficaria só no peito e eu faria uma dieta rigorosa tirando tudo da vaca inclusive a carne,pois quando se fala em alergia ao leite logo pensamos em leite e derivados,esquecemos que a carne contem a tal proteína,e também tiraria a soja,resta pouca coisa mas é possível viver bem,ou daríamos um leite com aminoácidos,com zero lactose mas só como complemento de qualquer jeito a dieta teria que ser mantida...como eu já falei no inicio do post,leite é que não me faltava ,as eu não imaginava que mesmo tendo tanto leite ele não seria suficiente para suprir meu grande bebe,que mama até se acabar e secar os dois peitos e ainda assim ficar chorando querendo  mais e mais...na consulta com o tal pediatra que já falei super bem dele aqui também mais que o problema era que ele não atendia ligações mas que já foi resolvido,agora ficou facinho facinho falar com ele graças a Deus,pois bem esse doutor maravilhosos que Deus colocou em meu caminho vendo a minha santa ignorância achando que quem tem leite tem que amamentar custe o que custar mesmo que você desmaie de tão esgotada e mesmo assim ao acordar terá um bebe sugando com toda força incansavelmente,ele me disse que pra ser mãe e amamentar não basta ter um par de peitos,mas que a mãe precisa estar bem,descansada e feliz,podendo assim realizar outras atividades já que tenho marido,e outro filho pra cuidar e ninguém no mundo inteiro consegue por muito tempo ter um bebe sugando em você praticamente 24 horas por dia...aleluiaaaa,então com isso ele prescreveu o complemento e disse que já foi bastante julgado por essa iniciativa e ate ja perdeu vaga em um hospital por analisar o lado da mãe também já que hoje em dia se estendeu a bandeira do aleitamento exclusivo e ninguém quer saber se a maãe aguenta e se ela esta feliz assim,aonde quer que você va em qualquer pediatra sempre vão dizer que o aleitamento materno é a única opção...claro que o leite materno é o melhor e ele sabe disso mais venhamos e convenhamos tem bebes que se satisfazem com pouco leite mais tem outros que parece que é agua,então eu pensando aqui com os meus botões cheguei a uma conclusão leite materno é mais barato para o governo assim como pra gente também,mais fácil,pratico etc,o leite que o Cauan precisa tomar é um leite especifico para bebes com alergia a leite e soja chamado neocate que esta em torno de 400 reais a lata,mas o ministério publico doa para as famílias que precisam se o medico prescrever e convence-lo que realmente é necessário,ganhei uma lata do medico e ele mesmo vai fazer o pedido...porem como nada resolveu o sangramento ele me pediu uma semana com o cauan só no peito,sabendo que seria desgastante ja´que como ele mesmo fala o Cauan é um bebe grande,maior do que um bebe comum de dois meses,sendo que ele já esta com 7 quilos e 61 cm e que apesar de ter nascido antes do tempo consegui ganhar peso e se igualar ou ir alem de bebes com 40 semanas completo tanto na questão motora  e que bebes grande necessitam de mais alimento e exige muito mais da mãe,então com ele no peito desde sexta feira estou exausta e praticamente sem peito,confesso que uma mamadeira a noite eu ainda estou mantendo pois ele não dorme de  jeito nenhum,mas agora já presta atenção nas coisas e eu coloco no bebe conforto e ele fica olhando as coisas e conversando até começar a choradeira querendo leite...então com essa historia toda quero apenas com partilhar que pra amamentar não é necessário um par de peitos,falam demais em amamentação exclusiva,parto natural,fraldas de pano,e muitas outras coisa que não estou julgando mais que não é todo mundo que pode ou consegue fazer,os tempos são outros tudo é mais corrido até mesmo nosso organismo se modifica,então não devemos nos sentir culpadas se não conseguimos amamentar pois precisamos dar o melhor para nossos filhos e com certeza pra eles não será bom uma mãe cansada,esgotada e desanimada,tenho certeza que a alergia dele se manifestou devido a introdução do leite na maternidade mas sei que se ele é alérgico em qualquer momento iria se manifestar mesmo que ele tivesse só no peito pois tudo que eu como passa para o leite e consequentemente para ele,não estou com isso querendo desestimular a amamentação exclusiva apenas mostra que muitas vezes o mais usado não é apropriado para certas pessoas,já fui muito questionada com esse assunto em porque,estou complementando e ao falar as pessoas não entendem assim como acham frescura a dieta que preciso fazer,o fato é que eu ja tive muito leite mais que agora tenho menos do que ele realmente precisa e tenho apoio do meu marido e do pediatra que me entende.
é isso beijos em todos

Nenhum comentário: